Doenças sexualmente transmissíveis (trabalho de Cidadania - 11º PM/PT)




 As doenças sexualmente transmissíveis são doenças que se transmitem através do ato sexual entre duas ou mais pessoas.

Independentemente, da cor, do género, da nacionalidade ou de qualquer outra variante, estas doenças podem afetar toda a população que se envolve sexualmente com alguém.

As doenças sexualmente transmissíveis para além de poderem ser transmissíveis sexualmente, podem também ser transmitidas de mãe para filho durante a gravidez, durante o parto, utilizações de seringas contaminadas ou até durante uma transfusão de sangue, se este tiver contaminado.

O HIV é atualmente uma “pandemia” para a humanidade. Cerca de 0,6% de população mundial está infetado com esta doença que, se não for tratada, pode desenvolver SIDA.

Esta doença consiste na deterioração progressiva de sistema imunitário, o que pode elevar ao desenvolvimento de outras doenças ou infeções, que podem vir a ser mortais. Atualmente, não existe qualquer vacina ou cura para esta grave infeção, no entanto, a melhor maneira de prevenir e também a mais recomendada é evitar a exposição ao vírus. No entanto, o preservativo é o método mais eficaz de prevenção contra a HIV.

Este tema, tem sido, ao longo dos anos, cada vez mais debatido e falado, devido à sua gravidade, à sua causa, às suas consequências, mas também à falta de tratamento e de curas para esta doença “pandémica”.

Catarina C.; Ana M.; Bruna S. e Maria C.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS OLHOS TAMBÉM ENVELHECEM E NÃO É MIOPIA

Desencontro